terça-feira, 20 de maio de 2008

Marco Castro - Comercial e Informático - De Odivelas a Alfragide

Sou o Marco Castro, tenho 31 anos, sou residente na zona de Odivelas e até há bem pouco tempo trabalhava na zona de Alfragide.

Utilizei a bicicleta com muita regularidade nas deslocações casa \ emprego passando pelo centro de Lisboa. O meu trajecto era: Odivelas --> Calçada de Carriche --> Campo Grande --> Cidade Universitária --> Hospital de Sta Maria --> Univ Católica --> Sete Rios --> Twin Towers --> Ciclovia junto á Radial de Benfica --> Pina Manique e finalmente Alfragide.

Eram cerca de 12 km para cada lado que eram percorridos em 45 min de manhã e 35 á tarde. Durante o tempo que usei a bicicleta para as deslocações para o emprego, o meu peso diminuiu, a conta bancária aumentou, o carro não desvalorizou tanto e o meu humor bem como a forma física aumentaram consideravelmente. Sou portanto da opinião de que a nossa cidade de Lisboa é perfeitamente ciclável desde que se tomem as providências necessárias para a circulação urbana de velocipedes. Deixo aqui alguns concelhos aos novos utiizadores de bicicletas na cidade:

Equipamento "obrigatório"_
- Impermeável para os dias mais chuvosos
- Sistema de anti-roubo
- Capacete
- óculos por causa da poluição \ mosquitos etc....

Para a bicicleta:
- Guarda-Lamas
- Campaínha audível
- Grelha para levar malas
- Alforges \ malas para transporte de bens essenciais (roupa, portátil etc...)
- Iluminação frente e trás
- Colete reflector (se circularem de noite)
- Selim confortável
- Travões eficazes mesmo em chuva
- Pneus +/- lisos para evitar o atrito dos tacos no asfalto.

No meu caso particular adaptei uma BTT de gama média onde instalei os componentes acima referidos. Tendo mudado agora de local de emprego estou a tentar obter condições sanitárias para tomar banho quando me começar a deslocar de bicicleta novamente para o local de trabalho.

Entretanto espero que esta "familia" se comece a expandir e a angariar elementos.

Bem hajam! Marco Castro

Sem comentários: