sábado, 15 de março de 2008

Marta Vieira - Medicina - Da Alta de Lisboa para Telheiras

Eu pedalo em Lisboa há pelo menos 6 anos. Nessa altura vim estudar medicina veterinária e como já há 2 anos que praticava BTT continuei a pedalar quer em BTT quer em estrada apenas por lazer uma vez que morava a 10 minutos a pé da faculdade. Até Junho passado morei no cimo da Calçada da Ajuda por isso confesso que da 1ª vez que te vi dizer no blog que subir a Avenida da Liberdade era difícil achei que ainda tinhas muita coisa para descobrir na cidade de Lisboa...

Desde Junho de 2007 que me mudei para a Alta de Lisboa e passei a usar a bicicleta como meio de transporte, 1º para ir estudar para a biblioteca na época de exames e agora para ir para o estágio em Telheiras. Como agora a deixo todos os dias agarrada a um poste e tenho de ir com roupa normal para o trabalho tenho de me contentar em pedalar numa bicicleta do bike tour de 2006 enquanto que dantes podia pedalar numa bicicleta bem mais leve.

Por já conhecer a falta de civilização dos condutores portugueses costumava evitar os locais de mais trânsito para pedalar em Lisboa, mas desde que uso a bicicleta como meio de transporte que os condutores vão teimando em relembrar-me o quanto desrespeitam todos os que insistem em ser diferentes deles.

Admito que nem sempre cumpro o Código da Estrada mas acima de tudo tento não estorvar nem por em perigo ninguém.

Eu não me considero fundamentalista mas era bom que se arranjasse uma forma de convencer cada vez mais pessoas a pedalar nas cidades deste país pois a verdade é que o ambiente estaria muito melhor. Eu antes de vir para Lisboa morava em Barcelos e apesar de lá os carros circularem muitas vezes com maior velocidade do que aqui a poluição não tem nada a ver. Confesso que admiro quem se atreve a pedalar nas principais avenidas de Lisboa nas horas de ponta, não pelo trânsito mas pela poluição pois das vezes que lá passo a pé até me sinto mal com o cheiro a escape...

Espero que o projecto continue a correr cada vez melhor e que vá convencendo mais gente de que pedalar é a melhor solução para a carteira e a saúde

Cumprimentos
Marta Vieira

Sem comentários: