quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Loic Lhopitallier - Estudante de Medicina - Dos Anjos à Cidade Universitária

Olá Paulo,
Então é assim: chamo-me Loic Lhopitallier, sou francês, tenho 24 anos e moro em Portugal há cerca de dois anos. Antes disso vivi a minha vida toda no Reino Unido, em Londres e Edimburgo. Agora estou emLisboa e estudo medicina na Faculdade de Medicina. Quando tirei o meu primeiro curso (em Edimburgo) deslocava-me sempre de bicicleta. Lá os problemas eram principalemente o declive (erá mais ou menos como emLisboa) e o frio. Mas em relação ao transito e as roubos de bicicleta não havia problemas nenhums. Desloquei-me de bicicleta também em Londres durante muitos anos. E ali o problema principal é o transito e os roubos de bicicleta. Para o roubos resolvi comprar um candeado muito forte e um seguro para a bicicleta (Uso uma Specialized Allez2004), para o transito convêm ser vigilante e usar um filtro para a poluição.Quando mudei-me para Lisboa fiquei muito triste por não ver ninguem andar de bicicleta e pensei que os conductores eram malucos. Arrisquei-me umas vezes na marginal (na altura trabalhava em Oeiras e vivia no Bairro Alto) mas não gostei da experiência. Deixei de andar de bicicleta. No verão aproveitei para ir até o Festival das Musicas do Mundo em Sines de bicicleta com uns amigos. Lá redescobri o prazer de andar de bicicleta e comecei a pensar em o fazer em Lisboa. Mas tinha medo do transito. Depois de reparar em mais e mais gente a deslocar-se de bicicleta, de ficar frustrado com o metro, de perder a forma fisica e de descobrir o seu blogue resolvi voltar a ir para a faculdade de bicicleta. Foi a melhor decisão do ano. Redescobri o sentimento de liberdade que traz a bicicleta, quando de manhã vemos toda a gente frustrada no transito e que nós temos o vento e o sol na nossa cara. Agora vou do bairro das colonias (nos Anjos) até a Alameda (por uma paralela a Alm. Reis), depois vou pela Av. de Roma a Av. do Brasil à Alameda da Universidade até chegar ao Hospital Santa Maria. Volto pela Av. 5 de Outubro e Picoas.
As vantagens de usar a bicicleta em Lisboa são muitas: tá quase sempre bom tempo, os transporte publicos são fracos e há sempre imenso transito. As desvantagens são o transito, a falta de civismo dos condutores e os trilhos do eléctricos. Os declives não são um problema para quem tiver minimamente em forma. E também parece-me que aqui não há muitos roubos. Mas estou provavelmente enganado. Espero que respondi as tuas perguntas. Abraço

1 comentário:

eliseu pinto de almeida disse...

AH GRANDE LOIQUE.. Já percebi que aderiste definitivamente ao transporte por “bicla”.. bravo...
BEM VINDO AO CLUBE...
Jogamos hóquei em linha(digo isto para quem nos está a ler e não saiba!) ..há um ano juntos. e nunca me tinha apercebido da tua coragem indómita de Cavaleiro de Asfalto....uau.!..
bem................................. agora temos que começar também a incentivar a malta a ir para o trabalho ou para a fac de patins....ehmm?!?!

Abraço.
Eliseu