sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Francisco - Biólogo - Da Almirante Reis À Tapada da Ajuda

Da Almirante Reis à Tapada da Ajuda

Depois de 3 meses a experimentar estes 8 km de percurso bike (para cada lado), aqui fica um testemunho que poderá ajudar outros companheiros de aventuras na cidade.

Então aqui vai:Uma vez que moro mesmo ao pé do Largo do Intendente, opto por atravessar o Largo do Intendente em vez da mais movimentada e perigosa Almirante Reis. Faço, pois, Largo do Intendente e Travessa do Benformoso.

“Aproveito” os semáforos esquina da travessa do Benformoso com a Rua da Palma para conseguir fazer o percurso até ao Martim Moniz praticamente sem trânsito. Depois, praça da Figueira, Rua Augusta, Rua do Comércio, Praça do Município, Rua do Arsenal e Cais do Sodré. A Rua do Arsenal tem um piso particularmente antipático, e o meu principal receio na cidade: os eléctricos! No percurso de ida para o trabalho não há tanto problema como no regresso, em que nesta rua não há mesmo espaço para passar uma bika e um eléctrico… Anyway, são 10 minutos de casa ao Cais do Sodré. No Cais do Sodré passo para a estrada marginal ao rio (Avenida de Brasília), onde sigo até à Rocha Conde de Óbidos, onde me “meto” ainda mais junto ao rio para um passeio tranquilo até à Doca de Alcântara. Passo Alcântara por debaixo de terra, na passagem subterrânea da estação dos comboios. São 20 minutos de casa até aí. Depois, passo bem comportado pelas passadeiras até ao outro lado da rua, onde faço um curto trecho em contra mão (pela Rua da Cozinha Económica, é assim que se chama…), até ao largo das Fontaínhas e depois Calvário. A partir do Calvário é sempre a subir :( Rua José Dias Coelho, Rua dos Lusíadas, Rua da Indústria e Calçada da Tapada (pelo passeio, já que há poucos peões do lado do muro da Tapada).

São 30 minutos desde casa, apesar de ainda ter mais 10 minutos mais a subir dentro da Tapada da Ajuda. Mas isso já é problema meu… O regresso é mais rápido, descidas fantásticas até ao Calvário :), e depois, se tiver tempo, ainda faço um desvio pelo Cais do Gás (com umas esplanadas giras ao pé do Cais do Sodré) para ver o rio.

Faço o caminho inverso com uma pequena nuançe que considero interessante para quem quer ir para os lados da Almirante Reis: da Praça da Figueira sigo pela Rua João das Regras em direcção ao Poço do Borratém, depois passo no Martim Moniz pelo passeio por detrás do Centro Comercial e vou entrar direitinho na Rua do Benformoso, um trecho que cheira a multiculturalismo mas sem grandes problemas de trânsito. Vou desembocar novamente no Largo do Intendente (nunca tive problemas em termos de segurança, mesmo havendo personagens estranhos na parte final do Benformoso e Largo do Intendente) e depois… casa!

413 km de bicla (“a poderosa”) na cidade

1 comentário:

Pé na estrada disse...

Grande Francisco!!!
Este ano serão mais vezes a minha vinda de Linda-a-Velha até à Tapada da Ajuda, mas deixa acalmar um pouco o frio.
Beijos